quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Vírus do "Fantasminha" - Transformando pastas em atalhos e ocultando arquivos

Entonces... eis que esse vírus maluco, muito carinhosamente apelidado de "Fantasminha" pelo dono da reprografia da faculdade invadiu os laboratórios de lá faz um tempinho e depois de muita dor de cabeça, finalmente foi descoberta uma solução "plausível"... Não sei se esse virus é o mesmo que dá uma zoadinha com a lixeira também, mas em todo caso acredito que a solução abaixo deva resolver os dois! Acompanhem comigo:

O que esse vírus faz?
Na verdade ele é um malware e o que ele faz é mudar os atributos da pasta, ou seja, basicamente ele muda o atributo de "visível" para "oculto"e cria atalhos para essas pastas. Além disso ele cria uma pasta chamada RECYCLER com o malware dentro e um arquivo .ini com um número muito louco.

O que esse vírus faz as pessoas fazerem?
Você vai ver todas as suas pastas de forma diferente... você vai clicar com o direito em cima do pen drive, ver as propriedades e perceber que não há mais espaço no seu pen drive (exemplo: espaço livre = 0.0 kb, espaço usado = 0.0 kb) e aí finalmente você vai pensar "fudeu, vou formatar essa merda". É exatamente isso que ele faz você fazer.

O que desfaz o que esse vírus faz?
Bom, existem mais formas de resolver esse problema fora o uso de programas, mas como não é todo mundo que faz uma faculdade ligada a computação, ninguém é obrigado a saber mexer com prompt e script pra mudar atributos e permissões malucas. Testei alguns programas e os que achei melhores foram os abaixo:


USB Show - responsável por mostrar novamente as pastas. Assim basta você apagar os atalhos e a pasta que o vírus cria.

USB Doctor - "imuniza" seu pen drive, após aplicar o USB Show, aplique o USB Doctor e problema resolvido!

Onde baixar esses programinhas marotos?
Aqui: http://ldc.mx/

Enjoy! ;)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...